Research

A importância da Compreensão dos Mercados é um passo precioso, fundamental e decisivo para a definição da estratégia e a implementação de políticas de Marketing. A PC&A tem desenvolvido um alargado conjunto de Estudos de Mercado em 3 áreas de intervenção

1. Brand Image

A PC&A especializou-se em estudos de mercado sobre Posicionamento de Marcas, actuando numa lógica de proactividade, isto é, definindo um reposicionamento que oriente a empresa ou a marca para uma Vantagem Competitiva. Para tal, é necessário avaliar a qualidade percebida da empresa ou marca, com o objectivo de a diferenciar das concorrentes, de acordo com o seguinte modelo:

research-int

2. Customer Satisfaction

Muitas empresas dizem oferecer um produto ou serviço de qualidade. No entanto, para que tal seja uma realidade é necessário prová-lo junto do mercado. O primeiro caminho para a fidelização de clientes passa por um elevado grau de satisfação. Aplicável aos produtos e serviços incorporados na gestão da oferta, é fundamental recorrer periodicamente à medida do grau de satisfação, através do recurso a estudos de mercado simples, de aplicabilidade imediata e que permitam obter o retrato evolutivo da qualidade da oferta.

3. Monitoring Performance

O principal objectivo desta metodologia consiste em medir a performance dos pontos de venda, designadamente em tudo o que ocorre no espaço de circulação dos clientes, avaliando a Qualidade de Serviço e a Gestão do Merchandising. Existem duas tipologias de estudo:

– Formal – através da recolha directa da informação junto dos pontos de venda

– Mystery Client – prosseguindo o mesmo objectivo mas com desconhecimento dos inquiridos.