No mercado dos cafés, em particular no nicho respeitante às cápsulas de café, 2 marcas têm conseguido uma posição de destaque no mercado português: Nespresso e Delta. Ambas têm inúmeros méritos por conseguirem fidelizar cada vez mais clientes, quer pela qualidade do produto quer pela forma como comunicam, ou como interagem através da sua venda directa ou canais de distribuição.

Com estratégias diferentes na afirmação do seu posicionamento têm uma característica comum: sabem o que querem e o que fazem, sendo coerentes com a imagem que pretendem projectar no mercado.Esta introdução vem no seguimento do que é a estratégia de consolidação da Nespresso no mercado norte-americano, onde a marca cresce de forma acelerada, tendo duplicado as vendas nos últimos 2 anos, tornando-se já no 8º mercado mais importante a nível mundial, com um registo de vendas de mais de 2,5 mil milhões de euros e onde ocupa uma posição competitiva cada vez mais relevante, atrás de algumas marcas francesas e suíças.

Neste momento a Nespresso viu-se confrontada com a produção de cápsulas de café por parte da concorrência, designadamente por grandes marcas (Ethical Coffee Company e Migros) que competem com cápsulas substitutas da marca a um preço mais competitivo. Apesar de não deixar de envidar todos os esforços em defender a patente das suas cápsulas e naturalmente defender a sua posição pioneira, a Nespresso move-se um passo à frente dos demais, inovando na alteração do design das suas cápsulas, tornando-as ímpares, acentuando a ideia de que aposta continuamente na inovação e no reforço dessa sua vantagem competitiva.

Indiferente aos ataques da concorrência, a Nespresso espera abrir mais 35 lojas, alargando a sua penetração para cerca de 250 pontos de venda, reforçando a estratégia da afirmação da marca em mercados extra europeus. O mercado norte-americano deste nicho representa apenas 8% do mercado total de café, o que leva a que um dos principais responsáveis da marca, afirme que ” o crescimento do mercado deixa espaço para a Nespresso crescer, a par da concorrência”.Há vantagens competitivas que marcas como a Nespresso e Delta souberam conquistar. Ter a capacidade de resistir aos ataques, respondendo com inovação e sendo fiel aos principais valores da marca é a garantia de que o mercado se joga com poucos players. É o que fazem as grandes marcas.

Livro recomendado: Lateral Marketing: new techniques for finding breakthrough ideas

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/marketing-box=s25119#ixzz2uvdWFH4M

Published On: Março 23, 2011 /